Franja: nunca sai de moda
Franja
Ela moderniza o visual e está presente, há décadas, em todas as estações do ano. Queridinha pela maioria das mulheres, a franja é indicada para vários formatos de rosto, mas antes de cortá-la é importante que um profissional de confiança avalie se o formato do rosto combina bem com a franja
Eleita para os cortes de cabelo da próxima estação, a franja conquista a cabeça de mulheres de todas as idades. O motivo? Ela é versátil e prática e ainda moderniza e rejuvenesce as mulheres. Mas, a hairstylist Eliane Pavini – profissional com mais de 30 anos com formação nas principais academias do mundo e proprietária do Shampoo Eliane e Rafael Pavini, em Ribeirão Preto, alerta que a franja deve ser feita por um profissional de confiança, pois é ele quem pode avaliar se ela combina ou não com o formato de rosto.
Para este tipo de avaliação, a hairstylist utiliza a técnica fisiognomonia, uma ciência usada na antiguidade por Hipócrates (considerado como a figura mais importante da história da Medicina) e por Pitágoras (filósofo e matemático grego) que empregavam a observação da face e do formato do rosto como instrumento de definição da personalidade. “Buscar a fisiognomonia tornou-se uma necessidade para emoldurar o rosto de maneira adequada, acentuando a beleza e, ao mesmo tempo, de acordo com o que a moda traz”, explica Eliane Pavini. Sendo assim, de acordo com esta ciência, são oito as formas geométricas usadas para definir cada tipo de rosto que, desde a antiguidade, fornecia as referências para determinar as personalidades.
Para quem tem, por exemplo, o rosto no formato de retângulo com testa larga e maçãs do rosto acentuadas, Eliane Pavini orienta o uso da franja na diagonal. “A franja na diagonal deixa o rosto com aspecto mais harmonioso, pois diminui um pouco o comprimento do rosto, deixando a aparência de uma face mais curta”.
Já para o rosto em formato de trapézio invertido, o ideal é o uso de uma franja cortada no formato do rosto, com as laterais mais longas e o meio da testa mais curto, recomenda Eliane Pavini. “Esse tipo de franja confere mais personalidade para quem a usa”.
Mulheres com rosto em formato de losango (com a testa estreita, maçãs do rosto salientes e queixo pontiagudo) também combinam com a franja cortada na lateral. “A franjinha fica mais curta no meio da testa. É um charme e está super na moda“, alerta.
Eliane Pavini ressalta que o uso de franjas não é indicado para mulheres com cabelos muito enrolados e cacheados. “O mais importante é saber adequar o corte que será feito ao tipo de rosto e cabelo de cada pessoa”, esclarece Eliane, lembrando que é importante que a mulher se sinta bem e bonita com o novo corte.
SOBRE ELIANE PAVINI
Eliane Pavini tem mais de 30 anos de profissão (com formação nas maiores academias do mundo, entre elas, Pivo Point, Saco e Llongueras). É técnica homologada da marca de produtos para cabelos profissionais Keune – única em Ribeirão Preto. Faz parte da coordenação no Brasil da Intercoiffure Mondial – Associação Internacional de Mestres Cabeleireiros (entidade que qualifica profissionais como os melhores do mundo), além de gerenciar a equipe regional do Estado de São Paulo. Já participou de vários eventos entre eles o Trend Conception, a Exposição fotográfica “Dancefloor Feelings” realizada pela Intercoiffure, em Campinas e Ribeirão Preto; Hair Brasil, além de feiras internacionais na França, Alemanha, Bélgica, Argentina, Holanda e Itália. É embaixadora no Brasil do projeto social internacional Education For Life, mantido pela pela Intercoiffure Mondial.
O Shampoo Intercoiffure Eliane Pavini fica na Rua Floriano Peixoto, 1471, no Boulevard, em Ribeirão Preto (SP). Telefone (16) 3610-2240.
Eu também uso franja. Veja três imagens minha abaixo:
(Imagens de: divulgação)
Parabéns Celina matéria excelente