23 ago 2013
CLINOMANIA – VONTADE EXCESSIVA DE FICAR DEITADO
CLINOMANIA
No comecinho do mês eu fiz uma matéria sobre a Narcolepsia, distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva, quem não leu, clique aqui, vale a leitura. Hoje a matéria é de um outro distúrbio também, a Clinomania ou Dysania, cuja patologia é vontade excessiva de ficar na cama, de ficar deitado, de ficar na posição horizontal.
A Clinomania não afeta apenas doentes, que por estarem a muito tempo na cama se acostumam e não querem levantar ou não têm disposição para levantar, também não é depressão e nem neurastenia, que é fraqueza do sistema nervoso central, onde culmina na fraqueza física e mental. A Clinomania pode acometer qualquer pessoa, pode até aparecer por conta de uma depressão, mas são patologias diferentes.
A pessoa que tem Clinomania sente-se muito melhor na posição horizontal e tem uma vontade imensa de ficar deitada e pode permanecer nessa posição por dias. E ficar deitado para essas pessoas, não significa estar com sono, ela até pode dormir mais por ficar muito tempo deitada, mas a vontade está em querer ficar deitada o tempo todo, acordada ou dormindo.
O diagnóstico não é fácil e assim como a Narcolepsia, essas pessoas são chamadas de dorminhocas e preguiçosas.
Não consegui encontrar a causa específica da doença, mas tudo indica que ela aparece por conta de algum cansaço psicológico/mental, remédios fortes de uso contínuo para curar depressão ou alguma síndrome ou mesmo quem está passando por algum tratamento médico mais grave.
O ideal é procurar ajuda médica caso tenha esse sintoma, somente um psicólogo ou psiquiatra para dar o diagnóstico correto.
Vou inclusive conversar com minha médica sobre isso, pois de uns tempos pra cá, estou ficando muito na cama, praticamente o dia todo e me sentindo mais confortável quando estou deitada, e como tomo muitos remédios fortes de uso contínuo para síndrome do pânico, pode ser um alerta. Qualquer novidade volto aqui pra contar e se alguém souber mais sobre o assunto, deixe um parecer nos comentários.
BjoBjo;)
(Imagens de: google images – Fonte: Aquitetura do Sono, Wikipédia e clinomania.org)
Meu Deus, achei que era só eu nessa situação,mas lendo os comentários, tem muita gente com o mesmo problema. Eu tomo remédio,o meu médico já mudou várias vezes o remédio,mas nada resolve. É não tenho vontade nenhuma de fazer atividades físicas,nem uma simples caminhada. Eu tenho vergonha de mim,mas não consigo mudar. Tenho medo de um dia meu marido se cansar e me deixar. Mas nem isso faz com que eu consiga mudar.
Pois é Natalina, vc não é a única a sofrer desse mal, que infelizmente muita gente acaba nos chamando de preguiçosa. Eu já troque várias vezes de remédio tbm e ainda não me curei mas melhorei bastante, embora minha vontade continua sendo de ficar deitada o tempo todo, me levanto com muito esforço senão morro de fome e a casa vira um lixo. Tenho conseguido fazer um pouco de atividade física, mas sem vontade.
Espero que um dia Deus nos ajude a sair disso, é horrível pois a gente deixa de viver pra ficar na cama. Minha sorte é que arrumei um novo namorado agora que me anima a sair bastante, por enquanto ele tem sido meu remédio.
Bjo querida e fique com Deus. Se conseguir se livrar disso vem contar pra gente. 😉
Olá queridos, lendo esses depoimentos percebi que não acontece somente comigo. Tenho depressão a 18 anos, e agora a um ano nem banho quero tomar pra não sair da cama. Só me sinto bem deitada e no escuro, sem barulho.
Preciso reagir mas não Tenho forças.
Tomo sertralina, carbolitio.
Preciso falar com minha psiquiatra sobre essa nova doença. O mais triste é que preciso trabalhar e não Tenho forças. O perito do INSS não acredita no que a gente sente. Sem contar o esquecimento, o esgotamento mental. Só Deus pra cuidar da gente.
Olá querida Vânia, já tomei sertralina tbm, o que me ajudou muito foi a fluoxetina. Hoje sou dependente, infelizmente do Clonazepan, genérico do Rivrotil.
Infelizmente o INSS não acredita mesmo, eu tbm não consigo trabalhar fora, trabalho com internet, mas não consigo aposentadoria. Eles deviam dar mais atenção a essas patologias de difícil diagnóstico e não achar que é preguiça da gente, mas não dão. Estamos mesmo só por Deus. Eu melhorei muito com atividade física e mudanças de hábitos alimentares. Espero que um dia, o mais breve possível, vc possa se recuperar.
Bjo e seja sempre bem vinda 😉
Isso e terrível. Estou a três meses dessa forma, so me levanto para tomar banho e fazer xixi, minha maior preocupação e o ganho de peso, para tentar controlar essa situação tomo chá verde para manter o metabolismo acelerado. Tem jeito isso? Não tenho ânimo nem para arrumar casa. O que acho estranho e que quando chega visita meu ânimo volta e eu fico de pé o dia todo cuidando do lar.
Olá Lisi, acho que vc deveria procurar um médico, três meses nessa situação é muita coisa. Quem sabe um energético. algumas vitaminas ou uma terapia seja adequado para você. Eu consegui sair desse estado tomando alguns remédios e fazendo caminhada. Espero que vc consiga sair dessa, é muito ruim, além dos outros acharem que é pura preguiça.
BjoBjo querida 😉
Eu também sinto isso e já tem alguns bons anos, não sei quando exatamente começou pois minha vida há um tempo era bem corrida e quando chegava em casa estava morta de sono e deitava, via tv e dormia. Mas depois que a vida mudou e começou a sobrar mais tempo o tempo vago eu fico deitada, o tempo todo praticamente. Quando falo para os outros sou criticada e ninguém entende. Hoje trabalho o dia todo e chego em casa por volta de cinco e meia da tarde, daí eu só quero deitar depois dessa hora e na cama fico até dormir, fico vendo tv, mexendo na internet e no celular, mas tudo deitada. Nunca tive depressão nem nada do tipo. Me sinto muito confortável na cama, para mim é desconfortante ficar sentada se posso deitar na cama. Já fiz exames de sangue mas nunca dá nada. Não sei o que fazer pois eu me sinto bem assim, mas a sociedade recrimina a ociosidade e me sinto mal quando olho por esse lado. Mas gosto de sair para comer ou reunir com amigos, mas tirando o tempo livre ele é praticamente todo para a cama e tudo que eu puder fazer nela.
Oiii Priscila, as pessoas criticam mesmo, mas pode ser “doença” e não preguiça. No seu caso acho que é só cansaço mesmo, já que vc consegue trabalhar o dia todo, pois quem tem clinomania, não quer levantar por nada. Mas fique atenta se aparece mais algum sintoma.
BjoBjo querida 😉
Olá!
Tbm tenho ficado muito desanimada, faço tratamento pra síndrome do pânico e não tenho tido vontade fazer nada a não ser ficar na minha cama, quero ficar só deitada, parece que meu corpo pesa, e isso me deixa mais deprimida ainda! Para essa síndrome existe tratamento medicamentoso? Obrigada
Olá Cacau, vc não está sozinha nessa, eu tbm tenho síndrome do pânico e vontade de ficar deitada 24 horas. Para a síndrome do pânico faço tratamento mas para Clinomania não, pois é muito difícil os médicos detectarem essa “doença”. Para amenizar tudo isso minha médica indicou atividades físicas, incluindo Pilates e reeducação alimentar, para ver se consigo mais energia.
Se quiser desabafar conte comigo.
BjoBjo 😉
Então, desde jovem amo ficar deitada, se tiver que sentar numa cadeira, deito no chão. Agora, aos 56 anos, continuo do mesmo jeito e acreditava ser uma opção, ou algum problema de coluna (que não é o caso). Obrigada por abordar esse assunto!
Oiii Miriam, eu tbm vivo querendo ficar deitada ou no máximo sentada, em pé jamais, me sinto muito mal. Cada “doença” ou “síndrome” esquisita né?
Bjo 😉
Oi Celina
Eu tbm tenho essa vontade de ficar na cama assim, mais acho que é pqe durmo muito tarde e acabo dormindo quase o dia todo… Deve ser por isso. Mas gostei do post, bem interessante, muito gente devem ter esse distúrbio e não sabem, obrigada por explicar. Bjus
Oi Luana, deve ser por isso mesmo, por vc dormir tarde, acontece o mesmo comigo, durmo tarde e acordo quase na hora do jantar. Amo ficar na cama, mas confesso que perco muita coisa importante que poderia fazer durante o dia.
BjoBjo 😉
Sinto vontade de ficar na cama quando estou de folga sera qui eh cansaço ou um comeco de depresao ? Uki vcs acham? Bju
Deve ser só cansaço mesmo, pois se é somente quando está de folga. Fique atenta se essa vontade aumenta, se é todos os dias, se somente assim vc se sente melhor, daí procura um médico. No meu caso, era (ainda é um pouco) uma vontade exagerada de ficar dia e noite só deitada, sem fazer nada, mas não sentia tristeza.
Mas no seu caso, tem mais é que ficar deitada mesmo na sua folga rsrsr
BjoBjo querida, fique com Deus.
Gente estou afim faz uns mes tenho preguiça de tudo, e o pior que eu sinto tontura quando começo a fazer a algo e ja quero deitar. Sinto mt sono. Ja fiz varios exames nada constar eu sofro pq quero ter a minha vida de antes.
Oi Celina, não conhecia este distúrbio, mas como tantos outros é necessário tratamento… eu não gosto de ficar deitada muito tempo pois me dá dor nas costas, mesmo no final de semana eu acordo cedo!!! Beijosss!!
Confesso que essa doença eu nunca tinha ouvido falar. Bacana saber mais. Deve ser um diagnóstico difícil mesmo. bj
Eu tbm não conhecia Sérgio, como ando fazendo umas pesquisas sobre distúrbios do sono, cheguei a essa patologia, interessante né?!
BjoBjo;)
Olá Celina!
Lembro que qdo tive depressão só queria ficar deitada, não tinha vontade de levantar da cama. Mas vá atrás do problema que aflige.
Se quiser retribuir a visita, basta clicar no meu nome que cai direto no blog.
Big Beijos
Oiiii Lulu, nunca tive depressão, mas tenho síndrome do pânico e ultimamente só quero fica na cama.
BjoBjo;)
que interessante, Celina. não sabia que isso era uma doença :O muito bacana mesmo a postagem, gostei.
Beijos
Nathália – Fashion Jacket
http://www.fashionjacket.com.br
Muito interessante mesmo, às vezes chamamos alguém de preguiçosa ou dorminhoca e a pessoa está doente!
BjoBjo;)
Oi Celina,
que interessante, costumo deitar de dia depois de fazer algum serviço em casa, descanso um pouco e recomeço. Este ano quando começa a anoitecer corro para a cama, isso começou depois que perdi dois cachorrinhos e agora depois de ter perdido minha sogra. O namorado e os amigos têm conseguido evitar que eu faça isso mas um descuido deles e lá vou eu correndo prá cama novamente. Também tenho síndrome de pânico, vou me cuidar para não ficar com a clinomania.
Bejim.
Se cuida sim Meire, estou me tratando tbm.
BjoBjo;)
Oi Celina,
Não sabia deste distúrbio. eu nunca fico na cama mais do que o necessário, pois senão fico com dor nas costas.
Aproveite o final de semana!
Bjs
GOSTO DISTO!
Que bom, Betty, eu tenho ficado muuuuito e isso tem me preocupado.
BjoBjo;)
Olá minha querida Celina!
Tem tantos distúrbios por aí que a gente desconhece, né!? Super interessante o post 🙂
Mil beijos, saúde e sucesso sempre. Um final de semana incrível para você!
CoisadeMenina
youtube.com/layladafonseca
bloglovin.com/coisademenina
Instagram: @coisade_menina
facebook.com/BgCoisadeMenina
Tem mesmo, Layla, eu ando pesquisando muito sobre esses distúrbios do sono porque tenho sérios problemas pra dormir.
BjoBjo querida;)