09 maio 2008
O LUXO DE SABER VENDER
COMPORTAMENTO: O BOM ATENDIMENTO
Gente, por incrível que pareça eu já fui super bem atendida em “lojinhas” de bairro e super mal atendida em “mega lojas” de grife. Vocês já entraram em alguma loja e as vendedoras muito bonitas, make impecável, look adequado, mas com uma arrogância tamanha que te fez dar meia volta e ir embora? Tem muito disso por aí, principalmente em shopping.
As ditas “vendedoras” se acham acima do bem e do mal, nariz empinado e um ar de superioridade que me deixa perplexa. Será que elas tem noção do que é saber vender? será que elas acham que precisam desse “carão” para trabalhar em lojas renomadas? ou será que os donos não se preocupam em dar treinamento adequado às suas funcionárias e se limitam a contratar apenas um rostinho bonito?
Não estou nem me referindo à clientes de classe baixa, que para essas vendedoras eles nem deveriam entrar nas lojas (que já é um grande erro), estou falando também de quem tem grana para comprar e mesmo assim são mal atendidos, ou melhor, nem são atendidos, são “medidos” de cima à baixo.
Amigas, vender é uma arte e quem se propõe a trabalhar com vendas deve saber disso e gostar do que faz, pois lida com gente, com ser humano, se não gostar que mude de profissão. Educação e gentileza é o mínimo exigido, é primordial em qualquer situação, qualquer profissão, em vendas então, é extremamente essencial.
O bom vendedor deve ter conduta adequada, ele não deve pensar que aquele cliente que não está usando a última roupa da moda entrou na loja só para bisbilhotar (e mesmo que fosse!). De repente esse cliente é “o cara”, um bacana cheio de grana que se tornaria um it cliente em potencial e lá se vai uma super comissão. Flexibilidade é essencial, ele deve saber atender bem e muito bem, tanto o cliente A, B ou C.
Claro que o bom vendedor não é aquele que fica em cima do cliente, o perseguindo como sombra ou ficando na porta do provador pedindo para ver como a roupa ficou em você. Isso é péssimo! mas ele precisa ter atitudes e habilidades humanas, precisa gerar confiança e empatia.
Como diz Marcelo de Almeida (consultor e conferencista em desenvolvimento humano), “o vendedor bem sucedido é graduado em criar empatia com seus clientes, pois ele sabe que o segredo da afinidade está em ouvir com atenção, se colocar no lugar do cliente, ter interesse sincero em ajudar e principalmente, ser honesto e flexível para atender o desejo do seu cliente”.
Por outro lado os donos de lojas deveriam oferecer cursos aos seus funcionários e treinamentos especializados ou exigir algo do tipo ao contratar. É claro que não estou generalizando, existem inúmeras lojas (graças à Deus) com atendimento impecável, que dá super vontade de voltar nem que seja para um café.
O mercado exige bons profissionais, por conta disso estão disponíveis diversos cursos na área de vendas para aperfeiçoamento: Gestão de competência em vendas, Técnicas em vendas, Vendas executivas e negociações e muitos outros.
Thiago Costa, jornalista do Grupo Catho fala uma coisa bem interessante: “acima de tudo, empresas e funcionários não podem jamais se esquecer: uma hora ou outra serão clientes também. E nesse momento, como vão querer ser atendidos?”
Que tal essas “vendedoras” que dependem de nossas compras se atualizarem hein, hein??!!
As ditas “vendedoras” se acham acima do bem e do mal, nariz empinado e um ar de superioridade que me deixa perplexa. Será que elas tem noção do que é saber vender? será que elas acham que precisam desse “carão” para trabalhar em lojas renomadas? ou será que os donos não se preocupam em dar treinamento adequado às suas funcionárias e se limitam a contratar apenas um rostinho bonito?
Não estou nem me referindo à clientes de classe baixa, que para essas vendedoras eles nem deveriam entrar nas lojas (que já é um grande erro), estou falando também de quem tem grana para comprar e mesmo assim são mal atendidos, ou melhor, nem são atendidos, são “medidos” de cima à baixo.
Amigas, vender é uma arte e quem se propõe a trabalhar com vendas deve saber disso e gostar do que faz, pois lida com gente, com ser humano, se não gostar que mude de profissão. Educação e gentileza é o mínimo exigido, é primordial em qualquer situação, qualquer profissão, em vendas então, é extremamente essencial.
O bom vendedor deve ter conduta adequada, ele não deve pensar que aquele cliente que não está usando a última roupa da moda entrou na loja só para bisbilhotar (e mesmo que fosse!). De repente esse cliente é “o cara”, um bacana cheio de grana que se tornaria um it cliente em potencial e lá se vai uma super comissão. Flexibilidade é essencial, ele deve saber atender bem e muito bem, tanto o cliente A, B ou C.
Claro que o bom vendedor não é aquele que fica em cima do cliente, o perseguindo como sombra ou ficando na porta do provador pedindo para ver como a roupa ficou em você. Isso é péssimo! mas ele precisa ter atitudes e habilidades humanas, precisa gerar confiança e empatia.
Como diz Marcelo de Almeida (consultor e conferencista em desenvolvimento humano), “o vendedor bem sucedido é graduado em criar empatia com seus clientes, pois ele sabe que o segredo da afinidade está em ouvir com atenção, se colocar no lugar do cliente, ter interesse sincero em ajudar e principalmente, ser honesto e flexível para atender o desejo do seu cliente”.
Por outro lado os donos de lojas deveriam oferecer cursos aos seus funcionários e treinamentos especializados ou exigir algo do tipo ao contratar. É claro que não estou generalizando, existem inúmeras lojas (graças à Deus) com atendimento impecável, que dá super vontade de voltar nem que seja para um café.
O mercado exige bons profissionais, por conta disso estão disponíveis diversos cursos na área de vendas para aperfeiçoamento: Gestão de competência em vendas, Técnicas em vendas, Vendas executivas e negociações e muitos outros.
Thiago Costa, jornalista do Grupo Catho fala uma coisa bem interessante: “acima de tudo, empresas e funcionários não podem jamais se esquecer: uma hora ou outra serão clientes também. E nesse momento, como vão querer ser atendidos?”
Que tal essas “vendedoras” que dependem de nossas compras se atualizarem hein, hein??!!
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(Imagens de: rainhadolar.com/empregoerenda.com.br)
Olá Janeisa, que bom que gosta aqui do meu cantinho, seja sempre muito bem vinda, bjobjo
Oi, gosto muito de seu blog e sempre me identifico bastante com os assuntos aqui tratados. Bem bacana este post sobre a arte de saber vender e os equívocos cometidos por muitas vendedoras quando se trata em saber atender seus clientes.
Bjs.
Janeisa Tomás
Lilian, é uma maravilha quando encontramos vendedoras assim, simpáticas, disponíveis…
Ainda bem que as “chatas” são a minoria, pelo menos tenho encontrado nas lojas que vou, as mais atenciosas, sorridentes, enfim, as boas vendedoras. Bjobjo
Ana, vc tem razão, quem sai perdendo são elas e a loja. Bjobjo querida;)
Joyce, quando a gente encontra com essas “vendedoras”, melhor deixar pra lá, no stress
bjobjo e volte sempre;)
Amiga adorei essa matéria, aqui em minha cidade existe muito esse tipo de ” vendedoras” estava até conversando com a Lu sobre isso, na Arezzo de minha cidade as vendedoras são exatamente como vc disse nariz empinado e te olham de cima à baixo, desisti de comprar na loja ,ser vendedora é uma arte tem que gostar vejo por minha mãe que trabalhou anos como gerente de lojas e arrebentava, e eu idem modéstias à parte. Mas fazer o que quem perde são elas e as lojas…
Beijos
ai, amiga, aqui o frio tb tá difícil, viu??
Ainda mais hoje, dia de rodízio. Acordar de madrugada, em uma segunda-feira e com o nariz congelando é tortura chinesa!!!!
🙁
beijocas!!
na última liquidação da cavalera, lá na al.lorena, conheci uma vendedora MARAVILHOSA! ela não era falsa, nã tentava “empurrar” as coisas e era bem sincera na hora de dizer o que ficou bem em mim e o que não ficou. a afinidade foi tão grande que saímos da loja (saí na hora que tava fechando) e ela me acompanhou até a livraria mais próxima. Enquanto eu procurava o livro que eu tava precisando, ela também saiu procurando os livros que ela tava precisando; técnicas de venda, marketing de luxo, etc… ela dizia que, já que “estava” nessa profissão (ela está estudando jornalismo), queria dar o melhor de si. Achei isso o máximo!
Beijo, bonitona, e um ÓTIMO domingo!
acho que meu comentário não saiu, eu disse que já vi muito disso em shopping mesmo, as meninas com cara de poucos amigos, nem parecem profissionais, custa dar um sorriso pelo menos? vi sua entrevista na globo, meu noivo tb joga kkkkkk
beijinhos
Joice
já vi muito disso em algumas lojas no shopping mesmo, as meninas fazem uma cara de poucos amigos, coisa feia, nem parecem profissionais, custa dar um sorriso?
ah vi sua entrevista na globo meu noivo tb joga kkkk
beijinho
Joice