Luxos e Luxos Magazine

Arquitetura e alta costura de mãos dadas em Casa Vogue

Edição de outubro propõe reflexão sobre mundos complementares e entrelaçados, a moda e a arquitetura

Não raro, o look de móveis e acessórios de um lar costuma espelhar aquele de quem o habita. Disso resulta o uso corrente do verbo vestir aplicado ao universo da casa, tamanha a intimidade entre os mundos da moda, da arquitetura, da decoração e do design. Tanto na moda quanto na arquitetura o ponto de partida continua o mesmo: o corpo humano e sua relação com as proporções, formas e estética. De ambos os lados, o que se vê é um constante flerte entre a alta costura e o design, manifestado nas cores, nas formas e nas texturas. Com esta provocação, Casa Vogue chega às bancas: a relação entre moda e arquitetura.

arquitetura

Mas, antes de abordar a interação criativa entre ambas, não poderia deixar de apresentar a tão esperada Semana de Design de São Paulo. Entre as dezenas de exposições, um registro sobre designers que se destacaram como Bruno Niz, Linda Martins, Esteban Fidelis, entre outros.

Na seção Em casa com, o designer André Namitala, fundador da Handred, abre as portas de seu apartamento de 95 m2, entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Reconfigurada pela arquiteta Carolina Wambier, a morada remete ao tom despojado e leve das coleções do esteta. O mesmo frescor das flagships da marca se traduz em uma planta aberta, permeada por móveis modernistas dos anos 1950 e 60.

E como não poderia deixar de ser, a edição faz um tributo ao japonês Issey Miyake, falecido em agosto. Conhecido por aliar arte e tecnologia às peças de vestuário, Miyake deslocou materiais e procedimentos do design para a moda. Mas o caminho inverso também pautou as criações de sua longeva carreira. Em Mais que cenários, por Pedro Diniz, o jornalista fala sobre edifícios emblemáticos para desfiles de grandes grifes e cita peças que fizeram história na moda, assinadas por arquitetos.

Já na seção Universo, Casa Vogue mostra a intimidade perfeita entre os mundos da moda, da arquitetura, da decoração e do design. São Paulo, Milão e Los Angeles são os endereços. Entre os nomes, a primeira é Natalie Klein Duek, arquiteta de formação e empresária à frente da NK Store. Casada com Tufi Duek, na residência do casal o minimalismo de Tufi e o jeito mais efusivo de Natalie se firmam num projeto assinado por Isay Weinfeld. Em cada canto, o premiado arquiteto conseguiu equilibrar moda e arquitetura – mundos que sempre se entrelaçaram na vida dos Duek.

Na sequência, mais um ícone da moda e design que não poderia ficar de fora desta edição, Rosita Missoni. No alto dos seus 91 anos de idade, a matriarca da família segue criativa à frente da Missoni Home. Em Milão, seu apartamento também funciona como galeria de arte. Abarca criações da grife italiana de decoração, como a clássica estampa em zigue-zague, móveis garimpados, extensa coleção de arte e design. Por todos os cantos, memórias afetivas do companheiro Ottavio Missoni se reverberam, entrecruzando passado e presente.

Outra representante da moda, que por anos frequentou as passarelas das principais capitais como Milão, Paris e Nova York, é Luciana Gimenez. A apresentadora do Super Pop recém-inaugurou um triplex, na Zona Sul de São Paulo, que encanta pelo charme e pessoalidade. Ao se libertar de modismos no jeito de morar, prefere adornos trazidos de viagens ou presentes com grande simbolismo. Entre eles, a coleção de retratos em que Mick Jagger, John Lennon e Yoko Ono aparecem juntos, com direito a autógrafo.

Na mesma seção, uma reportagem superespecial foi assinada pela própria personagem, Elaine Welteroth, apresentadora do Project Runway e ex-editora da Teen Vogue. Em um relato bem-humorado, a jornalista conta como ela e o marido, o músico Jonathan Singletary, decidiram se mudar de Nova York para a Califórnia. A nova fase do casal se traduz em uma casa dos anos 1970 repleta de móveis vintage, painéis de madeira e muitas texturas. Ambientada pela designer de interiores Tiffany Howell, a profissional captou muito bem o momento de ambos, que recentemente se tornaram pais do Silver Isley.

Por fim, o arremate desta edição ficou perfeito com o Last Look. Intitulado Trama Concreta, mostra o 19M, construído em Paris para abrigar profissionais de ateliês parceiros da Chanel. O complexo com cerca de 25 mil m2, idealizado pela Maison e orquestrado pelo premiado arquiteto francês Rudy Ricciotti, foi remodelado. No final de 2021, sua galeria serviu de passarela para o desfile da última Métiers.

Casa Vogue de outubro chega às bancas no próximo dia 06 e estará disponível também em versão digital.

Serviço

Revista Casa Vogue | Edição de Outubro

Nas bancas a partir de 6 de outubro

Anunciante

**Compartilhe com seus top amigos**

Comments

comments

Sair da versão mobile