Concurso Novos Talentos GQ e Reserva anuncia vencedores
Concurso Novos Talentos anuncia vencedores
Novos Talentos: Premiação tem como objetivo movimentar a indústria da moda masculina nacional com novos profissionais
Os vencedores do prêmio Novos Talentos, promovido pela GQ, título masculino das Edições Globo Condé Nast, e pela Reserva, marca masculina carioca, foram anunciados.
Entre dez finalistas, a dupla gaúcha Rafael Schneider e Daniel Bossle e o cearense David Lee foram os escolhidos e agora partem para a reta final do concurso, que consiste na criação de duas coleções de moda masculina.
Os ganhadores já tinham suas próprias marcas no mercado, apesar de não terem loja própria, pré-requisito para validar a inscrição na competição.
Rafael e Daniel com a Senplo, da qual são fundadores, e David Lee com a marca homônima, da qual é estilista.
A Senplo inspira suas peças na fusão entre o urbano e o cosmopolita e a natureza em seu estado bruto, considerada pelos fundadores o dilema moderno brasileiro.
“Acreditamos em uma moda que reflita a alma e a consciência do usuário. Que converse não apenas com o corpo e a imagem a ser projetada, mas principalmente com o modo de viver”, explica Schneider.
Lee questiona velhas definições sobre masculinidade, usando a moda como forma de reflexão e expressão.
“Um olhar livre de estereótipos me encoraja a propor e contribuir para novas referências de masculinidade. Quero vestir a alma de possibilidades e cultivar leveza”, avalia.
Os vencedores ficarão alocados na Malha, plataforma de criação e produção de moda colaborativa com sede no Rio de Janeiro, sob a coordenação de André Carvalhal.
Ali, cada um dos novos criadores irá desenvolver, em parceria com a Reserva, uma coleção-cápsula que será lançada em abril de 2018. As peças serão comercializadas nos principais pontos de venda da marca e também em seu e-commerce.
“Como parte do time da GQ, que é referência em moda masculina em todo o mundo, posso dizer que o sentimento é de dever cumprido. Ajudamos a identificar e agora daremos voz a esses novos nomes”, explica Ricardo Cruz, diretor de redação da GQ.
Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva, acredita que Rafael, Daniel e David marcarão um novo período nesse mercado extremamente carente de profissionais. “Estamos muito felizes e honrados em fazer parte do processo de descoberta desses grandes talentos, que certamente escreverão um novo capítulo da moda masculina brasileira”, diz Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva.
A decisão final foi consenso do time de especialistas em moda, jurados do concurso: Ricardo Cruz, diretor de redação da GQ Brasil; Sylvain Justum, editor de moda da GQ Brasil; o alfaiate Alexandre Won; o diretor criativo da Reserva, Igor de Barros; o diretor de moda Giovanni Frasson; Augusto Mariotti, diretor de conteúdo da Luminosidade, empresa responsável pelo São Paulo Fashion Week, e Costanza Pascolato.
(Imagens de: divulgação)