Muranos
Muranos verdadeiros não são nada baratos, mas são lindos, são joias que enfeitam, decoram e trazem elegância aos ambientes.
Na verdade os muranos acabam sendo peças para se colecionar, tal o valor que eles possuem e o decoradores tem nos muranos uma de suas peças preferidas para trabalhar, já que os muranos nos dá várias possibilidades de décor.
Quem não tem condições financeiras para comprar muranos legítimos, de cristais, pode comprar os de vidros, são bem bonitos também, desde que o vidro tenha uma boa qualidade e não seja tão grosseiro.
As cores e as formas dos muranos nos enchem os olhos, eu fico encantada cada vez que vejo um formato diferente. Já fico louquinha imaginando um lugar no meu apartamento para colocar.
Verdadeiras obras de arte, os muranos podem ser encontrados nas melhores lojas de decoração, como: Matisse Casa, Tania Bulhões, Westwing, Theodora Home, Camicado e outras.
Os muranos ficam bem em vários pontos da casa, na mesa de centro da sala de estar, na mesa da sala de jantar, nas mesas de canto, nos aparadores e mesas de apoio, criado mudo, cômoda, bancada de lavabo e muitos outros lugares. Em cima de livros na mesa de centro da sala de estar eu acho divino.
A delicadeza de algumas peças de murano pode vir com detalhes em ouro, mas é mais raro e com certeza muito mais caro.
“Murano é um arquipélago italiano que se localiza próximo de Veneza. A região ficou mundialmente famosa por causa dos seus objetos de vidro, produzidos de forma artesanal detalhada e artística. O vidro de Murano é feito com uma técnica que confere beleza, exclusividade, criatividade e leveza às peças, que são produzidas há mais de 800 anos.
Feito por artesãos a partir de movimentos manuais e de sopro, o vidro possui detalhes surpreendentes que podem trazer muito requinte para o seu décor. Seja em cinzeiros, vasos, luminárias, pesos de papel ou bowls, esses materiais cheios de brilho e transparência são dos mais suntuosos para a decoração de um espaço. O Westwing te convida a viajar para as ilhas de Murano e conhecer as belas peças que seu vidro pode produzir, além de te contar tudo sobre a história que cada peça dessas carrega.” (Fonte: westwing)
História do Murano
“Em 1291, os artesãos que fabricavam murano foram confinados nas ilhas homônimas para guardar o segredo da confecção das peças. Na época, esses objetos eram fundamentais para a economia do país e, por isso, a forma em que eram feitos deveria ser secreta. Na região, os vidros são produzidos com areia do Mar Adriático, que fica próximo a Veneza.
Os cristais de murano são tratados em vidro de sílica. As matérias-primas sólidas são primeiramente colocadas em um forno aquecido, formando uma massa incandescente. Esses produtos são trabalhados por vidreiros em uma temperatura em torno de 1250 graus. Dependendo da complexidade, o processo de fundição até a finalização leva de três dias até um ano.
Deles originam os Murrines, que são hastes finas de vidro colorido. Eles se fundem, chegando a algo que os italianos chamam de mil flores, de onde vem uma variedade de estampas florais e formas geométricas. Essas varas estão presentes em vasos e bacias desde a Roma Antiga. Acredita-se que as origens do murano datam do século IX, na Itália, com influências muçulmanas e asiáticas.
Os artigos em vidro de murano têm a sua fabricação muito parecida há muitos anos, sem passar por grandes intervenções tecnológicas. A técnica utilizada para a confecção é totalmente artesanal: os profissionais esculpem as peças manualmente e com sopro, com uma habilidade artística delicada. No Brasil, o murano é fabricado desde 1958 por descendentes de italianos.
O murano aparece em pingentes, brincos, colares e anéis. Porém, são nas peças maiores, geralmente decorativas, que os detalhes do vidro se destacam.” (Fonte: westwing)
Como Decorar com Murano
“O vidro de murano é matéria-prima para diversos objetos decorativos, como vasos, cinzeiros, centros de mesa, entre outros. Por existir em diferentes cores, o material é versátil e pode ser usado para decorar casas de diversos estilos. A escolha da peça, estilo e tons pode variar de acordo com o perfil da pessoa e o estilo da casa.
Independente do estilo que o seu lar tenha é indicado que uma peça tão delicada de rica em detalhes tenha lugar de destaque com iluminação adequada. Tente colocar o produto no centro de uma mesa, para que possa ser observada todas as suas nuances.
Uma boa ideia é misturar diversas peças de murano, como se fosse uma coleção particular de arte. O colorido dos vasos é um coringa na decoração e faz um efeito muito bonito em locais com luz natural. É possível ainda combinar os vasos com flores coloridas. Para os que não querem arriscar em tons ousados, vale apostar em Murano com cores neutras, como branco, preto e cinza.
Leve um pouco de história e sofisticação para a sua casa. Use peças em vidro de Murano e confira o efeito elegante que ele traz na decoração.” (Fonte: westwing)
(Imagens de: reprodução google images)
More from my site
Comments
comments