Triumph apresenta a nova geração do modelo Bonneville
Triumph
A Triumph acaba de anunciar, na Inglaterra, a abertura de um novo capítulo na história do nome mais famoso e da silhueta mais distinta do motociclismo: a Triumph Bonneville. Este projeto de quatro anos, que começou do zero, demandou design, engenharia e produção de escala sem precedentes. O resultado é a nova geração da icônica Bonneville. Uma família de cinco fascinantes novas máquinas, com 100% da autêntica personalidade, estilo e presença Bonneville – todas sendo referência em termos de desempenho, capacidade e qualidade, além de movidas por uma família de motores totalmente reformulada.
Com um conjunto exclusivo de chassi e suspensão para cada novo modelo e muita tecnologia focada no piloto – tudo voltado para oferecer maior confiabilidade, controle e desempenho -, a nova família Bonneville roda e faz manobras como uma líder de categoria, verdadeiramente clássica e moderna, deve fazer. Cinco novos modelos – todos com muita personalidade, beleza e estilos aprimorados e ótimo desempenho – integram a nova linha Bonneville: Street Twin, Bonneville T120, Bonneville T120 Black, Thruxton 1200 e Thruxton 1200 R. Com exceção da Thruxton 1200, que não será comercializada no mercado nacional, os quatro demais modelos começam a ser vendidos no Brasil no segundo semestre de 2016 – e todos serão montados em Manaus.
Novos Modelos:
A Street Twin é uma Bonneville mais contemporânea, prazerosa e acessível, acionada por um motor de 900 cc de alto torque, totalmente novo. Com sua personalidade única, ronco distinto, estilo despojado e experiência de pilotagem dinâmica, a nova Street Twin é a Bonneville perfeita para o piloto de hoje em dia, e o ponto inicial ideal para quem deseja ingressar no universo das motocicletas clássicas.
O estilo atemporal e a natureza icônica do modelo original, de 1959, renascem na clássica e autêntica Bonneville T120 e na interessante Bonneville T120 Black. Ambas são produzidas no mais alto nível de detalhamento, qualidade e acabamento – tudo isso combinado à capacidade e desempenho de uma verdadeira máquina clássica moderna. Os dois modelos são equipados com um novo motor de 1200 cc, de alto torque. A nova Thruxton 1200 e a Thruxton 1200 R são o máximo. Com uma postura genuína, força e desempenho, elas são o ápice do clássico contemporâneo dos modelos café racers. Ambas com beleza e estilo imponente e autêntico, elas têm a força, a frenagem, o desempenho e a pilotagem necessários para perpetuar seu legendário nome.
Novos Motores:
Uma nova família de motores Bonneville é o novo coração da icônica British Twin. Construída especialmente para o estilo clássico modernizado de pilotar, cada novo motor fornece mais torque, respostas mais rápidas, mais força e uma riqueza acústica que você pode ouvir e sentir. São três novas opções:
Motor de 900 cc da Street Twin
Entrega um torque máximo de 80 Nm a 3.200 rpm, o que representa um acréscimo de 18% sobre a geração anterior – e um desempenho que é alcançado em faixas de rotação mais baixas.
Motor de 1200 cc da Bonneville T120 e T120 Black
Construído especialmente para o estilo clássico modernizado de pilotar, ele produz um torque máximo de 105 Nm a 3.100 rpm, 54% a mais do que a geração T100 anterior.
Motor de 1200 cc da Thruxton 1200 e Thruxton 1200 R
É um novo divisor de águas, específico para a Thruxton. Oferece uma entrega de força imediata e empolgante, com um torque máximo de 112 Nm a 4.950 rpm, 62% superior à geração Thruxton anterior.
Todos estes motores oferecem precisão e resposta instantânea do acelerador de última geração do sistema de injeção de combustível ride-by-wire da Triumph, e o arrefecimento líquido que melhora a economia de combustível em incríveis 36% no modelo Street Twin. Além disso, também oferecem todos os recursos dos modos de pilotagem da 1200, para uma melhor resposta e controle. O inconfundível ronco de uma British Twin é outro destaque. Cada modelo possui um sistema de escapamento totalmente novo e um exclusivo som do escapamento, que combina com a sua personalidade, afinado em um nível que você pode sentir e ouvir.
Visual mais bonito:
Projetadas a partir das linhas originais do modelo, embora mais refinadas, elegantes e trabalhadas, as novas motos também utilizam traços de estilo fielmente inspirados nas motocicletas clássicas Bonneville de 1959 e 1968. Elas apresentam acabamentos de alta qualidade e um impressionante nível de detalhamento, para reforçar seu visual icônico, como as novas tampas do tanque de combustível – por exemplo, no estilo Monza, da Thruxton, lindamente trabalhada. Ainda no visual, vale destacar sua abordagem inovadora para, sensivelmente, incorporar funcionalidade contemporânea ao modelo, incluindo o sistema de escapamento na T120 e na T120 Black, que tem um design objetivo, autêntico e limpo, alcançado por um engenhoso design de dupla camada, que cobre as linhas do tubo, através da caixa coletora embaixo da motocicleta, e novamente sai.
A inclusão da tecnologia focada no piloto foi implementada com cuidado para proporcionar uma pilotagem mais comprometida e segura, sem comprometer o estilo ou a personalidade das motos. Isso inclui freios ABS, controle de tração, embreagem deslizante assistida, sistema de aceleração ride-by-wire, modos de pilotagem (para os modelos T120, T120 Black e Thruxton R), diferentes luzes de LED traseiras em todos os modelos, faróis dianteiros de LED em todas as 1200s (onde a legislação permite), tomada USB de carregador e um imobilizador de motor.
Um design totalmente novo de chassi, único para cada máquina, incorpora toda a nova suspensão e geometria, de modo que os novos modelos permitam excelente pilotagem, estabilidade e neutralidade, trabalhados de acordo com o estilo e a personalidade de cada motocicleta, fazendo-as mais fáceis de serem pilotadas por mais tempo. Isso é particularmente verdadeiro quando combinado com a ação leve da nova embreagem deslizante assistida.
Mais formas de personalizar a Bonneville
Com o lançamento da nova linha de acessórios Bonneville personalizados, com mais de 470 novos acessórios de alta qualidade e estilo, nunca foi tão fácil criar sua motocicleta especial. Isso inclui, por exemplo, novos escapamentos Vance & Hines e uma garagem cheia de peças personalizadas inspiradas, como conjuntos de para-lama a assentos. Para facilitar, também foi criada uma linha de empolgantes kits de “inspiração”, como ponto de partida para os clientes criarem sua própria personalização Bonneville, ou mesmo para instalar o conjunto completo na sua moto – incluindo estilos como scramblers, brat trackers, track racers e café racers. Isso inclui, ainda, pela primeira vez, o conjunto completo de desempenho de corrida da Thruxton R de fábrica, especificamente desenvolvido para competições de circuito fechado.
Uma linhagem incomparável:
O nome Bonneville é inspirado num deserto de sal de Utah, nos Estados Unidos, onde a Triumph 650 Twin Streamliner, pilotada pelo corredor texano Johnny Allen, bateu o recorde mundial de velocidade de moto em terra, em 1956. Produzida pela primeira vez em 1959, a Triumph T120 Bonneville foi considerada a melhor supermotocicleta original britânica, e graças à sua legendária pilotagem, estilo, personalidade e singularidade absoluta, ela se tornou um ícone genuíno para pilotos do mundo todo. Os novos modelos Bonneville se baseiam neste distinto e contínuo legado de desempenho e estilo, que vem desde a Speed Twin 5T original, de 1937, com 500 cc de motor duplo paralelo, e que foi referência para o motociclismo britânico, seguido pela Thunderbird 650, de 1949, famosa por ter sido pilotada por Marlon Brando no filme “The Wild One”, até a roncadora Tiger T110, a moto que foi ofuscada pela original Bonneville 59 com seu novo duplo carburador e desempenho líder da categoria.
A Bonneville desempenhou o papel mais importante na criação do motociclismo esportivo moderno e foi uma campeã de corridas desde o começo – desde as vitórias no Tourist Trophy da Ilha de Man, passando pelas corridas em pista plana, o Enduro Internacional de Seis Dias e a série Thruxton 500, onde a Bonneville de competição ganhou seu legendário nome. Em seus anos iniciais, ela inspirou uma sub-cultura de roqueiros adolescentes e café racers, atraindo a atenção de coffee bars e incendiando todo o país, tornando-se a opção preferida de astros e celebridades, como Steve McQueen, Clint Eastwood e Bob Dylan. Atualmente, ela novamente é escolhida por uma nova geração de customisers e pilotos buscando um ícone real próprio.
O interesse e apelo das motocicletas clássicas contemporâneas está crescendo e evoluindo rapidamente, com muitos fabricantes trazendo novos modelos para o mercado. Da perspectiva dos pilotos, eles querem máquinas bonitas com uma personalidade real e valores tradicionais, combinados com padrões contemporâneos de requinte e desempenho.
A nova família Bonneville leva a legendária história ao próximo capítulo – com uma injeção maior de desempenho, e verdadeira capacidade de pilotagem, sem perder a personalidade original da icônica Bonneville, e sem tornar-se uma reinvenção tecnológica com poucos rastros do estilo do passado. Elas são, verdadeiramente, o que os clientes pediram e o que a próxima geração Bonneville deveria ser: mais bonita, mais potente e mais capaz. Com toda a personalidade e estilo da icônica original, e a força, desempenho e capacidade que a pilotagem contemporânea demanda. A nova família Bonneville leva a lenda ao século XXI.
Sobre a Triumph:
A Triumph Motorcycles Brazil é a 10ª subsidiária da empresa pelo mundo e conta com sede em São Paulo (SP) e fábrica em Manaus (AM). A marca conta com 13 concessionárias nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Florianópolis (SC) e Recife (PE). Fundada em 1902, a Triumph Motorcycles é uma empresa global, atuando diretamente em 12 países, por meio de suas filiais, e indiretamente em mais 42 mercados, através de distribuidores independentes. A Triumph é a maior fabricante britânica de motos e a marca que mais cresce no segmento acima de 500 cc nos países nos quais está presente. O faturamento mundial da empresa gira em torno de R$ 1,1 bilhão e a produção total é de, aproximadamente, 54.500 unidades anuais. No mundo todo, a Triumph possui mais de 750 concessionárias e perto de 2.000 funcionários.
Para os amantes de motociclismo isso tudo é um prato cheio. Acelera e vai! 😉
BjoBjo;)
(Imagens de: divulgação)