Dica: Sal faz mal?
O sal já é um companheiro nosso bem antigo, ele existe há mais de cinco mil anos. Lá no passado ele servia para conservar os alimentos já que não existia geladeira, mas hoje a coisa muda de figura e o sal faz mal sim, aliás, tudo em excesso faz mal.
O sal, ou o excesso dele, acarreta alguns problemas como: hipertensão arterial, problemas renais, arritmia e infarto. Tá bom ou quer mais?
Não, não queremos mais, queremos menos. É isso aí pessoal, vamos diminuir o sal da comida. Tempere com alho, cebola, limão e ervas finas aquela saladinha boa que vai ficar top também e nos outros alimentos que você não consegue consumir sem sal, coloque o menos possível e dê preferência ao sal marinho.
Mas você sabia que também não podemos retirar totalmente o sal da nossa alimentação? O sal existe e não é à toa, ele tem também sua função importante no organismo. Segundo a nutricionista Camila Leonel, “O sódio é um dos 22 minerais considerados essenciais na alimentação e tem papel fundamental na manutenção do equilíbrio e distribuição dos líquidos corporais (dentro e fora das células), além de contribuir para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos, ritmo cardíaco, permitindo o bom funcionamento do cérebro e o controle adequado das funções vitais do organismo”, então o sal também tem seu lado bom.
O negócio é dosar, gente. Vamos maneirar aí no sal pra ficar todo mundo mais saudável, eu já diminui o meu da minha dieta.
Abaixo uma listinha com os alimentos vilões dessa história:
Produtos processados campeões de sódio
- Macarrão instantâneo com tempero – 2721 mg de sódio em 85 g
- Macarrão instantâneo sem tempero – 1198 mg de sódio em 80g
- Frango empanado – 759 mg de sódio em 130 g
- Hambúrguer bovino – 567 mg de sódio em 80g
- Salsicha – 551 mg de sódio em 50g
- Hambúrguer de frango – 525 mg de sódio em 80 g
- Biscoito de polvilho – 270 mg de sódio em 30g
- Biscoito cream cracker – 230 mg de sódio em 30g
- Salgadinho de milho – 176,9 mg de sódio em 25g
- Requeijão – 165 mg de sódio em 30
BjoBjo;)
(Imagens de: Google Images)
More from my site
Comments
comments