O que fazer para o cabelo crescer | Como recuperar os cabelos com uma boa alimentação
Eu nunca havia levado muito à sério essa história de que se alimentar bem pudesse influenciar na saúde dos nossos cabelos. Sempre fui magra, sempre tive muito cabelo, portanto passei anos sem me importar com o que comia.
Claro que com a idade que chega muita coisa muda e as alterações hormonais influenciam muito na aparência dos fios, eles ficam mais quebradiços, caem mais, perdem o brilho e o viço. Ai, essa tal de velhice não é fácil não! e pra ajudar a gente ainda abusa de químicas e secadores, pranchas e babyliss. Ah! nós mulheres! Tudo pela vaidade né?!
Quando percebi que eu estava muito gorda, cabelos ralos e com o colesterol alto eu fui procurar um médico que me indicou uma nutricionista e então eu comecei uma reeducação alimentar e Pilates, e daí que percebi que a tal da alimentação saudável realmente influencia, e muito, na saúde dos cabelos também.
Meu cabelo de repente começou a crescer, aumentou o volume e o brilho, tudo por conta de eu ter mudado minha alimentação e adquirido hábitos mais saudáveis.
Cortei alguns alimentos como frituras e diminuí o excesso de sal, açúcar e gordura, embora vez ou outra eu dê uma “jacada”, pois ninguém é de ferro né? e a vida perde a graça se não nos dermos o direito de comer um bolo ou uma pizza de vez em quando.
Acrescentei frutas, legumes e saladas, coisas que eu odiava comer, mas me reeduquei e agora como tudo que é “mat0”!
Agora vamos ver o que diz a nutricionista Karin Honorato sobre a importância da alimentação para a beleza dos cabelos e o que fazer para o cabelo crescer saudável.
“Para a especialista, a beleza vem de dentro e o que se come influencia diretamente nos resultados estéticos.
Quando o cabelo está seco, oleoso, sem vida, quebradiço, isto significa falta de nutrientes. Mesmo sabendo que o estresse contribui para a perda da saúde do cabelo, a alimentação está relacionada à beleza dos cabelos.
A proteína, que é a base da queratina, é a principal fonte de nutrição para o cabelo e é encontrada em carnes, peixes, leite, queijos e ovos. Mas, sem uma boa digestão, não adianta comer esses alimentos. Legumes e verduras podem ajudar na nutrição. Feijões, principalmente os do tipo escuro, é excelente forma de proteína, assim como sementes, como linhaça, girassol e gergelim, e as castanhas e as nozes. Esses alimentos também possuem cálcio e ferro. Quando a mulher está anêmica ou tem deficiência de cálcio, os cabelos ficam fracos. As algas secas também são ricas em cálcio e em vitaminas do complexos B que fazem parte do cabelo.
De acordo com a medicina chinesa, a força do cabelo vem dos rins. E rins saudáveis precisam de frutas vermelhas, escuras, mirtilo, feijão e gergelim, em especial o preto, além de exemplos como amoras, uva preta. Os rins também gostam de água, chá de ervas e sucos frescos.”
Espero que essa matéria tenha ajudado você a repensar sua alimentação.
BjoBjo;)
(Imagens de: Blog Cabelos e Sonhos e google images)
More from my site
Comments
comments