CÂNCER DE MAMA E MASTECTOMIA PROFILÁTICA – MINHA ENTREVISTA NO JORNAL DA TARDE
Olá amigas(os)! Este é um post pessoal e muito importante para mulheres que tem casos de câncer de mama na família como eu tenho (os casos). Dei uma entrevista para o Jornal da Tarde, do grupo Estadão, e a matéria saiu ontem (18) na seção Saúde, página 4 do caderno A.
Algumas blogueiras e amigas mais íntimas já sabiam do meu caso e agora quero compartilhar com meus leitores e também com os assinantes ou quem lê o Jornal da Tarde.
Não, graças a Deus, nosso Pai, eu nunca tive e nem tenho câncer (já tive dois nódulos de mama benignos) mas faço parte do grupo de risco por conta da hereditariedade e, depois de perder três membros da minha família (mãe, irmã e prima) por conta do câncer de mama e ainda ter um irmã que teve recidiva e está em tratamento, decidi por fazer uma mastectomia profilática (cirurgia para retirada das mamas por prevenção), na verdade não decidi ainda, estou na fase de reflexão e exames, pois esta não é uma decisão fácil, já que existe muita controvérsia sobre o assunto, inclusive dentro da própria medicina.
Para vocês entenderem melhor leiam a matéria com meu depoimento e de especialistas no assunto, talvez essa minha entrevista possa ajudar muitas mulheres que estão no mesmo barco que eu.
Pra quem tem o jornal impresso melhor, quem não tem clique na imagem para ampliar (exibir imagem e depois dar zoom).
Meu scanner não está funcionando, tirei várias fotos do jornal pra que possam ler a matéria completa, é longa mas esclarecedora, inclusive tem um pingue-pongue comigo na coluna na lateral direita. Vai sair a versão online também, mas somente para assinantes do jornal.
Se alguém quiser me perguntar algo ou debater sobre o assunto, basta deixar seu comentário que respondo todos.
BjoBjo;)
(Imagens de: luxoseluxos.com.br)
Celina você tem luz, e é por essa luz que sua coragem resplandece, vc, é uma guerreira cheia de vida e que transmite vida, carinho, amor e atenção a todos que estão em seu redor. Muita paz minha amiga! Bjs
Oi Celina!
Já conhecia este tipo de cirurgia pois assisti um caso parecido com o seu no programa do DR. Robert Rey, de uma americana q tinha por volta de vinte e poucos anos e resolveu retirar toda a mama por ter perdido 3 familiares de câncer de mama. Ela colocou silicone depois e ficou perfeito!
Acho q é uma alternativa a se pensar se comprovada a sua eficácia, claro. Graças a D`s hoje temos cirurgias plásticas q reconstroem o seio deixando-o como antes, até melhor.
Mas acima de tudo, o principal é a saúde, né? Bjkassssss
Olá pessoal, tenho recebido muitos e-mails de várias pessoas pensando que eu tenho câncer, assim como algumas pessoas aqui nos comments tbm acharam. NÃO, EU NÃO TENHO CÂNCER DE MAMA (graças a Deus), apenas faço parte do grupo de risco por hereditariedade e estou pensando em fazer uma mastectomia profilática (retirada das mamas por prevenção)e daí colocar silicone. De qualquer forma agradeço todos os comentários de solidariedade.
BjoBjo;)
Poxa Celina parabéns pela sua superação, vc é uma vencedora! Que Deus continue te iluminando, obrigado por compartilhar conosco! Abraços!
Oi Celina,
Parabéns pela reportagem e tb pela coragem de se expor. Creio que será de grande ajuda para todas nós que enfrentamos o problema.
Beijos 1000 e um ótimo meio de semana para vc.
SORTEIO!
http://www.gosto-disto.com/2012/02/sorteio-2-anos-do-blog-giveway-2-years.html
OI Celina! Não sabia da sua história, mas saiba que Deus pode todas as coisas e a melhor decisão Ele pode trazer para o seu coração. Força sempre, pois Deus é mais.
Beijos
Ola Celina como vai,Parabéns pela coragem e mostrar as pessoas,que vida continua náo importa dificuldade,Abraços Flávio Peralta.
Amputados Vencedores,Vamos divulgar muito.
Ôi! Passando pra convidar! Tem post novo! Vem! Cada coração amigo conquistado, é mais uma luzinha a iluminar a nossa estrada! Uma terça-feira radiante e abençoada! Abraço fraterno e afetuoso! Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
http://www.dihitt.com.br/elaineaverbuch
http://twitter.com/@elaineaverbuch
Nossa amiga não sabia dessa barra em sua vida, mas o melhor remédio é esse que você fez primeiro encarar a doença e ser otimista e expor para as pessoas que tando gostam de você e ao mesmo tempo ajudar quem esta na mesma situação e não sabe como agir…
Te desejo força nessa decisão tao difícil, e obrigada por compartilhar sua historia!!!
Bjins
Oiii Gih, obrigada querida.
BjoBjo;)
Oiiii Elaine, tks querida. Foi por isso mesmo que resolvi expor meu problema pra todas, muitas mulheres não sabem que podem prevenir o câncer de mama com cirugia profilática. Mas é um decisão difícil.
BjoBjo;)
Oiii Déia, é bom transmitir isso pra outras mulheres né?
Obrigada.
BjoBjo;)
Obrigada Andrea.
BjoBjo;)
Oiiii Bruna, é isso mesmo, confiar em Deus, é o que faço, ele me dará uma direção.
BjoBjo;)
Oiiii Maíra, grata pela “cara de menina” rsrs.
BjoBjo;)
Celina eu lembro de você já ter falado pra mim sobre sua historia..
ainda bem que você conseguiu vencer!
parabéns
kisses
Querida Celina! A gente conhece apenas um lado das pessoas virtualmente, o que elas desejam expor….Todos tem vida pessoal e problemas; o que a gente não imagina é que problemas sejam estes! Muito generoso de tua parte compartilhar conosco! Eu, por exemplo, nem sabia da existência de “mastectomia pra prevenir”….Confia, que Deus nunca nos desampara, quando achamos que as nossas forças estão no fim, é aí que Ele nos carrega no colo…Muito obrigada pelo carinho! Bjão no coração! Ótimo descanso de carnaval!Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
http://www.dihitt.com.br/elaineaverbuch
http://twitter.com/@elaineaverbuch
Parabéns pela coragem de se expor dessa maneira!
Que Deus lhe abençoe sempre!
Bjs
Oi amiga.
Não sabia da sua história. Você é uma vencedora. Achei bacana a informação.
Obrigada e fica com Deus
beijos
Nossa Celina, situação difícil mesmo como a Maíra disse! OMG, Sério que vc tem 46 ANOS? meu Deuss haha. *-*
Deus trará a direção pra vc, confia Nele como a Mairá disse.
Bjs,
bnascimentooo.net.tc
Oi Celina, não sabia da sua história, situação difícil sim, nem sei o que poderia sugerir, é muito complicado.
Mas gata, para tuuuudoooooo, sério que vc tem 46 anos??????? com essa cara de menina? me conta o segredo hehehe.
Minha flor, Deus te dará a direção, confia Nele.
Parabéns pela coragem da exposição perante um assunto que poucos gostam de falar quando se trata da própria vida e família.
xoxo