Luxos e Luxos Magazine

CUIDADOS COM OS PÉS

PODÓLOGA DO ESPAÇO BE ENSINA COMO TRATAR DOS PÉS PARA QUE ELES FIQUEM SAUDÁVEIS PARA A PRÓXIMA ESTAÇÃO

Se durante o inverno os cuidados para a pele e cabelos foram redobrados, com os pés não poderia ser diferente. Comum nesta época do ano, o uso de botas e sapatos fechados propicia o surgimento de doenças como unha encravada, calos, joanetes e até micoses. Faltando pouco para o término da estação, com a elevação da temperatura, é normal que os pés fiquem mais expostos e por consequência, esses problemas mais visíveis.
A podóloga do Espaço Be – maior centro de beleza e estética da América Latina (já falei desse espaço aqui), Márcia Souza, explica como é possível prevenir e tratar essas doenças, além de manter uma conduta saudável para os pés. No inverno a transpiração torna-se mais intensa e com um “ambiente” sem ventilação a umidade aliado a falta de claridade facilita a proliferação dos fungos.
No caso das micoses, além do uso de cremes específicos, o ideal é procurar um profissional para que ele faça a limpeza do local. Em situações extremas quando há necessidade de extração total ou parcial da unha, também é possível realizar uma reconstrução. “O processo é simples e consiste apenas na remoção da parte deteriorada, para maior ventilação e secagem com secador”, diz Márcia. É importante ressaltar que este serviço requer o acompanhamento de um médico dermatologista habilitado para receitar medicamentos.
Outro problema comum que afeta os pés é a unha encravada, causada pelo corte inadequado das mesmas. Hoje em dia existem aparelhos fabricados em fibra molecular ou Órtese elastodôntica que corrigem a curvatura da unha e auxiliam no seu crescimeto correto. Segundo Márcia, a aplicação da Órtese é indolor e proporciona excelentes resultados, fazendo com que a unha deformada, volte a ter um formato normal. A Órtese atua com força de tração, é uma espécie de alavanca que força a unha em sentido contrário, mudando sua curvatura.
Através das técnicas de onicoórteses, essa correção pode ser realizada, na maioria do casos, sem a necessidade da extração parcial ou total da unha. A colocação da Órtese de Fibra de Memória Molecular – FMM – pode ser considerada uma técnica simples, mas com excelentes resultados, pois o paciente pode fazer o uso do calçado diariamente, sem dor.
Para completar a lista, os calos também podem causar incômodo. Duros, sensíveis ao toque e arredondados, eles se desenvolvem nas saliências ósseas da parte de cima dos dedos, dando ao aspecto descuidado (ninguém merece feio né meninas(os)?!). “É importante que a pessoa calce sapatos confortáveis e varie o uso diário com mais de um par”. Aqueles que já possuem calos e sentem desconforto ou dores, devem procurar atendimento especializado, além de evitar a utilização de determinados medicamentos que podem causar sérias inflamações.
Alguns cuidados que devemos tomar:
* Lave e seque bem os pés depois do banho para prevenir o surgimento de frieiras;
* Nunca fique descalço em banheiros públicos;
* Evite o uso de sapatos apertados;
* Use meias de algodão;
* Prefira que um podólogo execute o corte de suas unhas;
* Use hidratante próprio para os pés diariamente, massageando as áreas com maior calosidade;
* Evite esmaltes, pois ressecam a lâmina (unha) ou se possível deixe a unha sem esmalte pelo menos uma vez por semana para evitar o ataque dos fungos;
* Se a pele estiver muito seca, passe hidratante e coloque meias para dormir;
* Se você ficou muito tempo em ou caminhou demais, faça uma massagem com óleo ou creme apropriado e deite com os pés mais elevados, apoiados sobre um travesseiro ou almofada;
* Caso você esteja com algum problema nos pés, consulte um podólogo.

É isso aí pessoal, cuidar dos pezinhos para abusar de sandálias no verão.
BjoBjo;)

(Imagens de: divulgação)

**Compartilhe com seus top amigos**

Comments

comments

Sair da versão mobile