Muita gente me procura querendo saber como combinar a cor da roupa com o sapato e acessórios ou qual cor pintar as paredes da casa para se harmonizar com o piso, cortinas, estofados etc. Quando tenho dúvidas para sugerir alguma harmonização de cores, sempre recorro à cartela de cores ou círculo cromático. Círculo cromático representa o espectro de cores em forma circular. As cores são arrumadas em sequência em forma circular e é formado por cores quentes e frias.
Esse artigo não é meu, é do Mauricio Mueeler da Agência Pro e como está bem explicadinho resolvi dividir com vocês, que talvez possam ter dúvidas na hora de harmonizar ou combinar cores seja em design gráfico, industrial, de moda, arquitetura, decoração de ambientes e outras áreas semelhantes.
Cores quentes:
São o amarelo e o vermelho, assim como as outras cores em que eles prevalecem.
Cores frias:
São o azul e o verde, assim como as outras cores em que eles prevalecem.
Cores complementares:
São as cores opostas no círculo cromático e tem muito contraste. Neste caso nunca uma cor primária entra na construção da cor secundária complementar. A mistura de duas cores complementares pode resultar no preto, no branco ou em alguma graduação de cinza. As cores complementares servem para dar destaque a uma composição.
É quando se usa uma cor do círculo e sua cor oposta. Como já foi dito, esta combinação dá muito contraste.
É quando se usam duas cores e suas complementares. Suas vantagens são riqueza de cores e aumento de contraste.
É quando se usa uma cor junto com as duas vizinhas da complementar direta. Aprimora a harmonia e interrompe o contraste instantâneo, mas ainda é contrastante.
Quando combinamos duas cores complementares obtemos em sua união a cor cinza, preta ou branca, dependendo da tonalidade escolhida no círculo cromático.
Cores Análogas:
São as cores que tem uma cor base em comum e não há contraste, são aquelas que estão vizinhas no círculo das cores. Quando usadas não dão destaque à composição.
É quando se usam três cores vizinhas no círculo cromático. Estas cores não têm contraste entre si, pois tem a cor de base em comum.
É quando se usam quatro cores que são vizinhas no círculo cromático.
É quando se usa uma sequência de cores mais a complementar da cor do meio.
É quando se usa qualquer cor do círculo deixando as três seguintes e usando a quarta, formando assim um triângulo equilátero. São cores equilibradas, tem contraste e riqueza de cores.
É quando se usam cores ligadas formando um quadrado, escolhe-se uma cor, deixam as duas seguintes de lado e usa-se a terceira. Sempre surgirão duas cores complementares.
É quando se usam três cores intercaladas. É uma combinação com muito contraste.
Monocromia:
Um esquema de cor de monocromia é uma única cor (primária, secundária ou terciária) e suas variações em termos de tons, contraste e saturação. Usar essa combinação de cores é quase sempre bom, só deve-se tomar muito cuidado para não tornar sua combinação monótona. Usar a monocromia combinada com preto e branco pode ser eficiente.
Ilusão óptica:
Abra um software de edição de imagens qualquer, coloque como cor de fundo a cor vermelha (#ff0000). Em seguida fixe sua visão na tela vermelha por 30 segundos ou mais. Passado o tempo troque a cor do fundo rapidamente para branco. Fazendo isto você terá a ilusão de ter visto a cor ciano na tela inteira, isto ocorre porque os fotorreceptores de uma cor na retina ficam cansados, perdendo a habilidade de enviar informações ao cérebro. O ciano é a cor oposta ao vermelho no círculo cromático. Você pode fazer o teste com qualquer cor do círculo.
Finalizando:
Com estas dicas você poderá montar infinitas combinações de cores harmônicas.
É isso aí pessoal, espero que tenham gostado do artigo do Mauricio. Eu adorei, achei ótimo!
BjoBjo;)
(Imagens de: reprodução)
More from my site
Comments
comments