MODA E ARQUITETURA
O arquiteto italiano Francesco Lucchese esteve no Brasil a convite do ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior e da ACIMIT – Associação Italiana dos Fabricantes e Máquinas e Equipamentos para Cerâmica e proferiu breve palestra sobre o design da moda e a arquitetura na Revestir 2010. Ressaltando a semelhança de padronagens, texturas, estampas, volumes e estruturas das roupas e dos edifícios contemporâneos, Lucchese criou um paralelo entre os dois mundos, que hoje dividem formas, termos e conceitos.
“A moda sempre criou estruturas. Às vezes sutilmente esculpidas em tecido, mas tecnológica e inovadora como as formas dos edifícios. Quando um estilista desenvolve uma coleção ele escolhe evidenciar aspectos do corpo, criando volumes e texturas. O arquiteto também pode apresentar objetos dessa maneira.”
Seguindo o conceito do evento, a Fashion Week da Arquitetura e Construção, Lucchese desenvolveu um projeto inovador para o Pavilhão Italiano e transformou o espaço em uma passarela por onde pedras e revestimentos italianos desfilavam no lugar de modelos. A ideia era destacar o glamour e a beleza das peças, mostrando que, assim como as roupas, as pedras também podem dominar as passarelas.
“A moda e a arquitetura nos protegem, nos dão abrigo e expressam nossa identidade pessoal, política, religiosa e cultural. Os materiais são como instrumentos da arquitetura que, assim como a moda, criam a forma, a escultura”, finaliza Lucchese.
Éh meninas (os)! moda e arquitetura nunca estiveram tão próximas nos últimos tempos, assim como a música e arte em geral. Se formos analisar direitinho, há tempos elas andam de mãos dadas e isso eu acho ótimo, sai um pouco do óbvio e as roupas viram grandes obras de arte, cheias de histórias.
Bjobjo;)
Já se foi o tempo que falar ou pensar em moda era futilidade, moda é isso, essa mescla de arte, música, cultura, atualidade, enfim, moda é estar conectada com o tempo.
Bjs
Janeisa
Adoro esses paralelos!!!
Muito interessante!
Cristividade pra todo lado!
Beijo!
Realmente muito interessante o paralelo traçado entre os dois mundos. As cores, texturas e formas instigam os mestres da moda e da arquitetura e as faz transformar em arte.