PÊLOS ENCRAVADOS
Eles aparecem nos lugares mais inoportunos, mas a solução é simples. Nas mulheres, costumam aparecer nas pernas, virilhas e axilas. Já nos homens, atingem a região da barba, pescoço e nuca.
São os pêlos encravados que, além de incomodar, atrapalham qualquer visual. “O quadro costuma variar de leve a severo, com inflamação, pontos de pus, dor, formação de nódulos, manchas e até cicratizes”, afirma o dermatologista Ademir Jr., de São Paulo.
Segundo ele, o principal motivo pelo qual os pêlos encravados aparecem é o método depilatório utilizado: lâmina, cera quente e fria ou aparelhos próprios para a depilação. Um outro motivo é a curvatura do pêlo.
“Essa curvatura por si só já favorece o retorno do pêlo para o interior da pele no crescimento, principalmente quando o paciente apresenta por natureza o pelo ondulado ou crespo”, exemplifica o médico.
As alternativas para amenizar o problema devem sempre começar pela mudança do método depilatório. “Essa troca pode ajudar muito, principalmente quando os pêlos encravam por conta de métodos de tração (ceras e aparelhos depilatórios). Para esses casos, a troca pela lâmina é o ideal”, orienta o dermatologista. “Seguir sempre o sentido do crescimento do pêlo com a lâmina é uma alternativa que auxilia na melhora do quadro”. Outra maneira de reduzir o problema é esfoliar a pele dois ou três dias antes de raspar. “Isso ajuda a eliminar as células mortas e facilita a retirada dos pêlos.”
Apesar da cera quente ou fria ser o método mais utilizado pelas brasileiras e apresentar resultados duradouros, causa mais pêlos encravados do que a lâmina ou o creme depilatório.
Mas hoje temos a tecnologia a nosso favor e o laser é capaz de arrancar esse mal pela raiz. Há vários tipos de laser como Photoderm, Epitouch, Epilaser, Diode Laser, Versa Pulse, entre outros.
Converse com seu dermatologista ou esteticista e veja qual o melhor método para o seu caso e diga adeus aos pêlos encravados.
Dica dada.
Bjobjo;)
Compare preços de: produtos para depilação ; hidratante ; esfoliante
(Fonte: revista CompreBem/Imagens de: abril.com.br)
Oii Eneida, e o legal é que a tecnologia está sempre inovando e temos métodos diferenciados pra salvar todo mundo, todo tipo de pele né?
Bjobjo
Bonitas e Bacanas, que sorte não ter viu? eu tenho alguns na perna perto dos joelhos, ainda bem que são poucos.
Bjobjo
Oii Joyce, eu tbm não sabia não, sempre achei que depilação com cera não encravasse os pêlos, bom saber né?
Bjobjo
Realmente ninguém merece!
Ainda bem que a tecnologia nos salva!
Beijo!
Esse problema eu raramente tenho, ainda bem, né?
Eu não sabia que cera era pior que lâmina no sentido de encravar pêlos, ótima dica Celina. Eu uso lâmina porque tenho vasinhos e depilar com cera nascem mais vasinhos ainda, mas mesmo com lâmina ainda me encravam alguns nas pernas, mas acho que é porque não obedeço o sentido do nascimento dos pêlos, preciso mudar isto já.
bjomeliga