Luxos e Luxos Magazine

HIDRATAÇÃO DA PELE

TEMPO DE HIDRATAR

Pegar aquela cor nos dias de sol é muito bom, mas manter a pele bronzeada requer alguns cuidados diários para evitar ressecamento, descamação e manchas causadas pela exposição.
Desfilar por aí com uma roupa mais decotada, deixando em evidência o bronze conquistado em alguns dias de exposição ao sol, requer alguns cuidados básicos. Primeiro, para evitar a descamação; segundo, para prevenir o ressecamento, que é muito comum depois de tomar sol; e terceiro, para atenuar o desbotamento, além de manchas causadas pelo sol. “Sem contar que muitas pessoas voltam da praia com a pele até que bronzeada, porém com aquela sensação de ardência”, lembra a dermatologista Ana Lúcia Récio, das academias Americana e Brasileira de Dermatologia. A indicação, nesse caso, é usar loções refrescantes, com substâncias como aloe vera, camomila e chá verde. “Como não contêm óleo, são de rápida absorção e, ao mesmo tempo, acalmam.”
Para quem tem pele muito seca, a melhor saída é lançar mão de cremes mais potentes, como ureia, óleo de semente de uva e lactato de amônia. “Essas substâncias retêm a hidratação natural, combatem o ressecamento e deixam a cútis bem macia”. Há ainda aquelas pessoas que, pelo efeito cumulativo do sol ou por predisposição, apresentam sinais de envelhecimento, flacidez e manchas pelo corpo. Nesse caso, substâncias como retinol, DMAE e ácido hialurônico – três agentes firmadores -, além de hidratar, deixam a pele lisa, uniforme e amenizam as ruguinhas”.
Segundo a dermatologista, quem tem pele normal e não abre mão de uma loção perfumada deve usar produtos que contenham manteiga de karité, silicone, óleos minerais, como o de glicerina, e vegetais, como o de amêndoas e de abacate. “Essas substâncias formam um filme protetor, impedindo que a água da pele evapore, prevenindo, assim, o ressecamento. Sem contar que ainda aumentam o brilho.”
Manchas e descamação:
Nesses casos, exfoliação e hidratação são as palavras de ordem para recuperar a beleza e maciez da pele do corpo e, principalmente, do rosto, que é a região mais delicada e exposta. “Como o organismo perde mais água do que repomos, a pele vai ressecando e as células da superfície descamam, provocando o ressecamento e a aspereza”.
As manchas podem ser provocadas por agentes químicos ou mesmo em consequência de alguma disfunção do organismo. “À medida que a pele é exposta ao sol, fica mais morena, alterando o pigmento natural na camada superficial”. Consequentemente, podem surgir as indesejáveis manchas de sol.
Uma dica meninas: além de todos os cuidados com a pele, não podemos esquecer de beber muita água, principalmente quando vamos à praia. A água é nutriente indispensável para nosso bem estar e saúde.
Bjobjo 😉

(Imagem de: herbos.com.br)

**Compartilhe com seus top amigos**

Comments

comments

Sair da versão mobile