CURRICULUM VITAE
(do latim: curriculum)
Regrinhas básicas:
Indicar as experiências é a estratégia para alcançar a tão sonhada vaga de emprego.
* Procure manter o seu currículo, preferivelmente, em duas páginas. Um currículo com três é, hoje, considerado extenso.
* Logo no início da primeira página, devem ser colocados o seu nome, endereço e números de telefone.
* Em seguida, deve aparecer o seu objetivo profissional, que não pode ultrapassar uma linha. Por exemplo: ‘Gerente de marketing/produto.’
* Mencione depois, um resumo das suas qualificações profissionais. Por exemplo: ‘Economista com MBA em Marketing e dez anos de experiência em planejamento de mídia e estudo de mercado.’
* Ao colocar datas de títulos no currículo, certifique-se de incluir as datas do início e final de cada curso do lado esquerdo da página.
* Na relação de empregos anteriores, certifique-se de incluir as datas de entrada e saída de cada emprego do lado direito da página, depois do nome de cada empresa.
* Não separe os cargos com textos, assim eles perdem o impacto do número e da sequência.
Caso o profissional tenha vivência internacional e idiomas fluentes, estes itens também devem ser destacados no currículo logo abaixo da área de atuação.
O QUE NÃO COLOCAR NO CURRÍCULO:
* Cores
O currículo deve ser agradável à leitura, portanto, deve ser discreto. No máximo, utilize um papel de tom pastel em vez do branco. Para destacar as informações você pode usar os recursos de negrito e itálico do seu processador de texto. Evite variar os tipos de fonte, para não transformar o seu currículo em uma salada gráfica e irritar quem o lê.
* RG, CPF e outros números
Não perca tempo inserindo número do CPF ou do título de eleitor, ou mesmo da Carteira Profissional. Se alguém tiver interesse nestes documentos, será o Departamento Pessoal no momento em que for efetivar a sua contratação.
* Salário anterior e pretensão salarial
É necessário colocar a pretensão salarial somente quando solicitado pela empresa. Salário é um tema para ser discutido pessoalmente durante a entrevista e não no currículo.
* Razões de ter deixado o emprego anterior
Esta informação é importante para o seu empregador, mas deve ser discutida no momento certo, na entrevista pessoal.
* Raça, religião e filiação partidária
Ninguém tem interesse em conhecer estas suas convicções, seja para benefício ou para prejuízo da sua carreira.
* Listas extensas de qualquer natureza
Se a sua relação de empregos é muito grande, selecione apenas os últimos cinco empregos da sua carreira. E, mencione no sumário de qualificações que você possui mais experiência do que o mencionado.
* Referências
A lista de referências deve ser impressa à parte, e você deve tê-la à mão na entrevista, para apresentá-la ao entrevistador no momento em que for solicitado
Nota: Experiência internacional é diferencial, segundo consultoria de RH, especializar-se fora do País traz vivência e qualificação.
(Fonte: Consultorias de Recursos Humanos – Imagem de: sweet.ua.pt)
Otima informação. Abraços.
belas dicas…é assim q tem q ser.