ETIQUETA EMPRESARIAL:
Gestos, palavras, modos que denotam descuido, desleixo pessoal, como coçar o nariz, ouvido, vestir roupa mal cuidada, etc.
Reclamações e descontentamentos freqüentes, como coisas de pequena importância.
Esnobismo, presunção e arrogância.
Animosidade e posturas agressivas (críticas constantes, ironia, sarcasmo).
Fofocas e maledicências.
Indiferença e negativismo.
O QUE RESSALTAR:
Cooperação e aceitação dos outros.
Interesse pelo que faz.
Cuidado pessoal e disciplina.
Consciência das próprias limitações.
Otimismo e auto-confiança.
Dona Flora foi transferida de departamento na empresa em que trabalhava. Para “fazer média” como o novo chefe, logo no primeiro dia foi logo dizendo:
_Chefe, o sr. nem imagina o que me contaram a respeito da Raquel…
_Espere um pouco, dona Flora. O que vai me contar já passou pelas três peneiras?
_Peneiras? Que peneiras, sr. Roberto?
_A primeira é a da VERDADE. Tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
_Não, não tenho, como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas acho que…
_Então, sua história já vazou pela primeira peneira. Vamos à segunda que é a da BONDADE. O que vai me contar é alguma coisa que gostaria de que os outros dissessem a seu respeito?
_Claro que não ! Deus me livre !
_Então, essa história vazou pela segunda peneira. Vamos ver na terceira que é a da NECESSIDADE. A senhora acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?
_Não chefe. Passando por essas peneiras, vi que não sobrou nada mesmo do que eu ia contar.
*Já pensaram como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem sempre essas três peneiras?
Sempre que surgir um boato, passem-no pelas três peneiras, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante.
PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS
PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS
PESSOAS MEDÍOCRES FALAM SOBRE PESSOAS…
(By Célia Leão)
More from my site
Comments
comments